“Corujas” em sala de aula

Existe coisa mais divertida que passar a noite inteira na internet jogando seu jogo favorito? Colocar o papo em dia com sua/seu melhor amiga/o ou atualizar suas redes sociais? Você tem a impressão de que quando está na frente do computador as horas passam “voando” e quando se dá conta já está quase amanhecendo?

Por outro lado, existe coisa mais exaustiva que levantar super cedo para ir à escola depois de uma noitada conectado? Ou prestar a atenção em aulas teóricas quando você não consegue parar de pensar na sua cama? De acordo com a psicóloga Luciana Alves Tisser, noites mal dormidas podem causar oscilações de humor, prejuízos na memória, atenção e aprendizagem.

Dormir bem é fundamental não somente para melhorar a realização das tarefas diárias, mas também para a sua saúde e seu conforto, afirma a neurologista Andréa Bacelar. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo”, explica. Ou seja, além de não conseguir concentrar-se durante as aulas, as noites em claro poderão afetar a sua saúde em um futuro próximo.

É preciso entender que o organismo humano foi feito para dormir no escuro, e consequentemente a luz do computador faz com que o seu cérebro fique confuso. A luminosidade atinge o centro de sono do cérebro, que é o responsável pelo ciclo de descanso, assim ele entende que não escureceu e fica acordado, e é por isso que você não sente sono enquanto está na frente do PC.

Mas deixemos claro que a internet não é inimiga, simplesmente é preciso maneirar durante a noite. Cristiano Nabuco, coordenador do programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, comenta que há três sinais de que o mundo virtual está atrapalhando a sua vida real:

1 – Você esconde o número de horas em que passa online;

2 – Sente pânico em ir a lugares onde não há internet;

3 – E deixa de fazer atividades que fazia antes, como sair com os amigos, praticar esportes, ou até mesmo para estudar para aquela prova complicada, para ficar conectado.

“É fundamental a manutenção de um sono regular entre a hora que se deita e se levanta. Quando dormimos menos em determinada noite, o que se deve fazer é antecipar um pouco a hora de ir para cama na noite seguinte”, afirma a neurologista Andréa. Em outras palavras, nada de acumular o sono para depois.

Fontes: Luciana Alves Tisser, professora do curso de Psicologia da Feevale, Jornal Folhateen e site Almanaque do Adolescente

O Jornal Link conversou com duas “alunas-corujas” para saber como é a vida de quem passa as noites online.

Victoria Dieter Grings, 14 anos, turma 422F

Horário: Victoria, durante a semana, deixa a internet por volta das 23h, porém nos finais de semana fica até às 5h.

Hobbies na rede: A aluna conta que passa horas e horas no Twitter, MSN, Formspring, Orkut e Tumblr.

A internet atrapalha? Ela conta que de certa forma sim, pois lhe causa dor nos olhos quando passa muito tempo em frente ao computador e quando há prova, a internet tira a vontade de estudar. “Mas isso nunca afetou minhas notas no boletim”, salienta Victoria.

 

Thais Zilles Fritsch, 17 anos, turma 212M

Horário: A estudante da última etapa do Ensino Médio e do Técnico em Publicidade conta que costuma ficar até às 4 horas da manhã para acordar às 7h.

Hobbies na rede: Thais até conversa no MSN, porém fica conectada para estudar e ler coisas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizando trabalhos para o curso técnico.

A internet atrapalha? “Depende, se ficar fazendo bobagem atrapalha, se fizer trabalhos, só ajuda”, afirma Thais. E pondera que apesar de ficar cansada com as noites em claro, não consegue dormir cedo e nunca dormiu em sala de aula.

Confira algumas consequências de noites mal dormidas e também algumas dicas para quem quiser voltar “ao mundo real:

EFEITOS DE NOITES MAL DORMIDAS:

- A longo prazo, causa obesidade, pois você passa a comer cada vez mais e exercitar-se cada vez menos

- Mau humor constante pela falta de descanso

- Dificuldade em fixar os conteúdos da escola

- A memória começa a deixar você na mão

DE VOLTA AO MUNDO REAL:

- Respeite o seu organismo e horário de sono: durma cedo para acordar cedo

- Faça exercícios físicos regularmente e durante o dia

- Evite aquela cochilada pelas tardes

- Evite esforços intelectuais antes de dormir, para que seu cérebro possa relaxar

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